O anseio de muitos recém-formados em alguma graduação da área da saúde é montar o seu próprio consultório ou clínica. Nessa jornada, deparam-se com alguns desafios não abordados previamente em sala de aula ou durante o curso, como a gestão do local e o estabelecimento de um fluxo de pacientes.
Por conseguinte, esses conhecimentos devem ser adquiridos diretamente nas situações do dia a dia, sendo de suma importância para o profissional se inteirar acerca de métodos capazes de auxiliá-lo no seu empreendimento.
Portanto, abordaremos neste texto sobre como conseguir estabelecer um fluxo de pacientes para seu negócio, envolvendo diferentes aspectos e abordagens que assegurem também a fidelização daqueles que já frequentam a clínica. Continue a leitura!
Quais são as dificuldades iniciais?
Quando concluído o curso de graduação, o profissional se torna apto para entrada no competitivo mercado de trabalho. Diante das dificuldades iniciais, é raro encontrar pessoas que iniciam um empreendimento logo após a formatura.
O destino mais procurado nesse momento é a inserção em estabelecimentos associados à especialidade adquirida, podendo ser em clínicas, hospitais, empresas, dentre outros. Assim, o profissional inicia sua carreira e começa a adquirir experiência para as oportunidades que surgirão com o decorrer do tempo.
Contemplados os aspectos financeiros para iniciar um empreendimento, associando também aos conhecimentos técnicos e práticos adquiridos ao longo dos anos, o indivíduo se encontra apto para enfrentar os novos desafios.
O campo de atuação passará a ser mais amplo que apenas o título obtido no curso realizado, exigindo que o profissional aprenda questões de gestão para que possa promover o desenvolvimento do seu negócio.
Dessa forma, é preciso estudar acerca de metodologias para administração de recursos financeiros e pessoais. Isso envolverá toda uma equipe de colaboradores, além da implementação de um sistema sólido de gestão.
O que movimenta uma clínica ou um consultório são as pessoas que necessitam dos serviços oferecidos pelo local. Todavia, adquirir um fluxo de pacientes não é algo simples e exige práticas de longo e médio prazo.
Assim, embora não se possa desconsiderar o passado do profissional e todas aquelas pessoas já atendidas por ele, é preciso estabelecer medidas que atraiam novos pacientes e, mais importante que isso, os fidelizem.
Confira a seguir algumas dicas para aumentar o fluxo de pacientes!
Como aumentar o fluxo de pacientes na clínica?
1. Realize um atendimento humanizado e de excelência
Uma das reclamações mais ouvidas sobre consultas é a falta de atenção e interesse do médico no indivíduo que precisa de atendimento. Muitas vezes, ele se limita ao olhar biológico, considerando apenas os aspectos físicos da pessoa.
Por outro lado, as questões psicossociais pouco são levadas em consideração em alguns atendimentos. Assim sendo, ao realizar uma abordagem capaz de atender aos dois aspectos citados, o paciente sai satisfeito da consulta.
Além disso, o estabelecimento deve se manter aberto às críticas e sugestões, encorajando o paciente a fornecer um feedback após utilizar algum serviço prestado no local. É fundamental, portanto, levar em consideração cada aspecto citado no feedback, a fim de otimizar sempre o desempenho do que é oferecido.
2. Mantenha a equipe bem treinada
É fundamental garantir que o atendimento seja bem realizado em todos os setores da clínica. Dessa forma, a responsabilidade de oferecer um serviço de qualidade não recai apenas ao médico, sendo necessária capacitação de todos os colaboradores.
Portanto, devem ser realizados treinamentos periódicos a fim de aperfeiçoar cada vez mais o atendimento oferecido pela equipe. Isso assegura maior competência para resolução de eventualidades do cotidiano da clínica.
Além de garantir a excelência nesse aspecto, deve ser incentivada, ainda, a cordialidade e receptividade para com os pacientes, valorizando as vertentes da empatia e do tratamento humanizado.
3. Reduza o tempo de espera dos pacientes
Uma característica muito associada aos atendimentos médicos é a demora para início da consulta, o que figura como um maior prazo de espera dos pacientes para atendimento.
É de suma importância, portanto, assegurar a redução nesse tempo. Uma forma de garantir isso é a melhor organização da agenda, a qual não deve priorizar quantidade de atendimentos diários, mas sim a qualidade em cada consulta feita.
4. Organize processos internos para aumentar o fluxo de pacientes
Como abordado no tocante do agendamento, é fundamental para a clínica analisar cada setor que a compõe e buscar melhorias para oferecer um serviço mais qualificado.
Nesse momento, ressaltamos a importância do uso de um software para gestão. A implementação do sistema proporciona melhorias em todos os aspectos, seja melhor controle financeiro, seja segurança dos dados, agendamento mais prático, dentre outros.
A utilização do sistema reduz erros humanos rotineiros, os quais podem ser extremamente prejudiciais para administração do local. Com esse processo de automatização, os colaboradores podem direcionar sua atenção para atividades que requerem, de fato, o discernimento humano.
5. Invista em um marketing médico eficiente
Outra peça fundamental para o aumento no fluxo de pacientes consiste na elaboração de estratégias de marketing. Para isso, é ideal a terceirização do serviço para profissionais especializados na área.
Ressaltamos também a atenção necessária com as normas do Conselho Federal de Medicina, o qual apresenta exigências e limitações para as estratégias adotadas.
Visto que as mídias digitais são bem difundidas na população, uma aposta promissora é na utilização desses meios para aumentar o fluxo dos pacientes. Assim, além das redes sociais, é aconselhável a gravação de vídeos e entrevistas que levem conteúdo relevante para a população de interesse.
6. Incentive a divulgação pelos próprios pacientes
Partindo do pressuposto que o paciente tenha ficado satisfeito com o atendimento recebido, é possível supor que aumenta a probabilidade de ele indicar o local para seus conhecidos.
Tendo isso em vista, é interessante incentivar a divulgação boca a boca por parte do paciente. Essa prática não requer custo extra algum e ainda permite o aumento no fluxo.
Complementando, também é viável a utilização das mídias sociais a fim de facilitar as recomendações. Com uma fan page, por exemplo, o paciente pode avaliar o local e aumentar a visibilidade acerca da qualidade do serviço prestado.
Com este artigo, procuramos orientar sobre boas práticas que proporcionem o aumento no fluxo de pacientes. É fundamental que sejam implementadas de maneira cuidadosa e com sabedoria, visto que os resultados são observados a médio e longo prazo. Ademais, reiteramos a importância de fidelizar aqueles pacientes que já frequentam a clínica.
Agora que você já sabe como aumentar o fluxo de pacientes, que tal aprender um pouco mais sobre como reduzir o número de faltas deles?